Materiais

De forma geral, existem dois grupos de metais, os ferrosos e não ferrosos. A principal diferença entre eles é a quantidade de ferro presente na composição dos produtos.
Enquanto uma matéria-prima ferrosa conta com alta concentração desse componente, os metais não ferrosos são constituídos por baixa quantidade de ferro ou nem levam esse elemento em sua formação.
Confira abaixo os principais materiais de cada grupo:

Ferrosos

Aço

Aço

Aços são ligas de ferro-carbono com teor de carbono de até 2% em peso. É de longe o material mais amplamente empregado na fabricação de bens de consumo e bens de produção.
Suas aplicações podem ser: nas indústrias, na fabricação de máquinas, veículos automotores, em construções civis, entre outros.

Ferro

Ferro

O ferro é um metal maleável, tenaz, de coloração branco-acizentada e que apresenta propriedades magnéticas. Ele também, é um bom condutor de calor e eletricidade.
Suas aplicações podem ser: produção de aço, liga metálica para a produção de ferramentas, máquinas, veículos de transporte , como elemento estrutural de pontes, edifícios, entre outros.

Não-Ferrosos

Alumínio

Alumínio

O alumínio é um metal leve, macio e resistente. Ele é obtido naturalmente a partir de alguns minérios, sendo o principal deles a bauxita.
Possui boa condutividade elétrica e resistência à corrosão, não-magnético, com baixo ponto de fusão e não cria faíscas quando exposto a atrito. Suas aplicações são: fiação elétrica, utensílios domésticos, construção civil, peças de carro, latas de bebidas, entre outros.

Baterias

Baterias

A bateria é um acumulador recarregável de energia, que tem como função armazenar energia sob a forma química, que será transformada em energia elétrica quando necessário.
Suas aplicações podem ser: dar partida em veículos, iluminação interna e externa, manter os sistemas elétricos-eletrônicos ativosm entre outros.

Bronze

Bronze

O bronze é uma liga metálica homogênea que tem como base o cobre e o estanho, podendo conter outros elementos com objetivos específicos para cada uso.
Ele é um metal de coloração quase dourada, é maleável e dúctil. Suas aplicações podem ser: adornos, armas, esculturas, jóias, medalhas olímpicas, parafusos, entre outros.

Cobre

Cobre

O cobre possui coloração de tom avermelhado/alaranjado, que chama a atenção por sua beleza e cintilância.
Suas principais características são: elevadas condutividades elétricas e térmicas, boa resistência à corrosão e facilidade de fabricação. Suas aplicações podem ser: automobilística, construções civis, elétrica, mineração, objetos decorativos, entre outras.

Chumbo

Chumbo

O chumbo é um metal tóxico, pesado, maleável, possui alta resistência à corrosão e baixa condutividade elétrica. Ele é extraído da natureza a partir dos minerais: galena, anglesita e cerusita.
Suas aplicações podem ser: baterias automotivas, soldas, munições, fusíveis, revestimentos de cabos elétricos, composição de ligas metálicas, blindagem contra radiação, entre outros.

Latão

Latão

O Latão é uma liga metálica composta principalmente por cobre e zinco em sua composição básica. Apresenta coloração amarelada semelhante a do ouro. É um bom condutor de energia e sua resistência e ductilidade o tornam fácil de ser trabalhado.
Suas aplicações podem ser: fabricação de materiais elétricos, instrumentos musicais, bijuterias, entre outros.

Radiadores

Radiadores

Um radiador é um dispositivo projetado para troca de calor. Ele transfere calor entre o ar atmosférico e outra substância como o líquido de arrefecimento.
Os radiadores são encontrados em motores veiculares refrigerados à água, em tratores e máquinas agrícolas, motores estacionários de geradores e de motobombas, entre outros.

Fale Conosco

Enviar via

WhatsApp E-mail

Ou ligue para (41) 3656-1101